TEMA

Andar de bicicleta é uma prática saudável, ecológica, sustentável, respeitosa e que pode também transmitir, e ser, um estilo de vida. Como em qualquer prática, existem inúmeras “tribos” com objetivos, culturas e filosofias de vida muito diversificadas, de acordo com as suas interpretações e escolhas muito pessoais. Outros há que criam essas mesmas “tribos”. São os percursores... 
“A Alma de um Ciclista” pretende apresentar um olhar mais aprofundado sobre uma dessas “tribos”, que não se preocupa com a aquisição do modelo de bicicleta mais sofisticado, mais dispendioso, mais leve, mais veloz. Esta “tribo”, em que iremos focar a nossa atenção, privilegia antes o amor a um objeto com quem partilharam esforços, objetivos, metas, alegrias e dores, e por isso, fazem por criar uma “alma” nesse objeto, que se torna assim num “ser vivo” ou num companheiro muito próximo e pessoal. Estes ciclistas, estas pessoas, valorizam o modelo antigo vs o novo, o restauro vs a substituição, a lealdade vs o deslumbramento, o passado cândido vs o futuro cinzento, as relações profundas vs os contactos fugazes.

Descobriremos que por detrás deste estilo de vida, existem também relações pessoais cheias de humanismo (antítese da sociedade “Facebookiana” atual em que vivemos, feita de aparências), com a partilha de momentos felizes, a busca e vivência de tradições “vintage” que, aliás, transmitem uma fotogenia incrível (desde modelos clássicos de bicicletas, até à indumentária e acessórios próprios, não esquecendo também a cultura de valores “gentlemen”). Esta viagem, através deste documentário, irá permitir ao espectador percorrer, descobrir e, fazer por se apaixonar também, visto que este modo de vida está facilmente ao alcance de qualquer um. Que acima de tudo é sustentável com o nosso ambiente, assim como nas relações interpessoais, e de forma muito subliminar, essa é também uma mensagem positiva a concluir no final deste documentário. Que se pretende inspirador, “slow-pace” e, transmissor de felicidade…

FOTOGRAFIA

  • Preto Ícone Facebook

© 2020 ANTICYCLONE PRODUCTIONS